Peças para o próximo leilão

306 Itens encontrados

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  • Carlos Scliar (1920, Santa Maria, RS - 2001, Rio de Janeiro, RJ), "Natureza morta". Técnica mista sobre papel (nanquim, guache e lápis). Assinado e datado 14.05.1946. Presença de pontos de acidez sobre o papel. No Estado. 21 x 30 cm(obra); 48 x 57 cm(moldura).Coleção Particular Maria Inez e Alfredo Souto de Almeida - Rio de Janeiro/RJ.
  • Antigo lustre para 06 luzes, de metal pintado de branco, braços e haste central simulando folhagens. Atelier Silvio. Med .65 cm  de altura x 50 cm de diâmetro. Marcas do tempo. perdas. Presença de pequenas faltas e perdas de substância. Ausência de pinhão  do acabamento inferior do lustre. No estado.
  • Emeric Marcier(1916, Cluj, Romênia - 1990, Paris, França) "Cena Bíblica" . Guache sobre papel.Assinado e datado 18 de fevereiro de 1959. Marcas do tempo.No Estado. med 24 x 21 cm(obra); 34 x 29,5 cm(moldura).Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.
  • Pequena caixa de metal dourado e "pérolas". Tampa vazada simulando ramos com pérolas. Sem marca de fabricação aparente. Med. 3 cm de altura x 10 cm de diâmetro. Marcas do tempo. Desgaste na douração. Pequenas faltas. Faltam algumas pérolas. No estado.
  • Assinatura não identificada, "FC"," sem título", lápis e crayon, conjunto composto por dois estudos para pintura com temática orientalista. Med. 17 x 10,5 cm(a obra), Med. 10,5 x 18 cm(a obra) e 43 x 29 cm (a moldura). Pontos de acidez. No estado.
  • Baccarat - Par de importantes castiçais de cristal francês moldado, na cor hiálico, sendo bases sem marca de fabricação aparente. Guarnecidas de exuberantes "mangas " de Cristal Baccarat Gravado. Marcas do tempo. Med. aproximadamente 40 cm de altura . Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.
  • Utagawa Yoshitora (Japão , ativo entre 1840 - 1880),"Cena de interior com Gueixas",  Ukiyo-e- impressão sobre papel. SemTiragem - exemplar identificado . Assinado. Datado 1880. Med. 34 x 22 cm (a obra); 52 x 40 (moldura). Presença de pontos de acidez. Marcas do tempo. Amassados e ondulações. No estado. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.Nota : produzida após a década de 1860,  após a transição do poder dos samurais ao Imperador Meiji, oferecem um panorama da sociedade, da cultura e das tradições do Japão em estampas multicoloridas, de minuciosa realização artística.
  • ARTE SACRA - MENINO JESUS DO MONTE, imaginária brasileira  em madeira nobre entalhada e policromada , representada pelo  Menino Jesus do Monte. Bahia - século XIX. Base representada por "monte" adornada por casinhas; conchas e  animais soltos.Acompanha farto enxoval composto por 09 roupinhas, abotoaduras de metal dourado, colar de fio de ouro com pedra vermelha. Obra precisa de restauro. No estado. Medidas -  54 cm de altura total ; Menino Jesus : 28 cm de altura;  Coleção Particular Bahia/BA.
  • Colecionismo. Raro "púcaro" Monogramado de porcelana chinesa de Cia das Índias, Séc XVIII . Dinastia Qing . Reinado de Chien-Lung. família rosa. adornado por elementos fitimorfos, florais e busto de figura feminina segurando rosa. Em reserva monograma "BIK"Med 11 x.11 cm de diâmetro. Marcas do tempo. presença de antigo restauro na tampa. No estado.
  • Grande Caneca de porcelana Chinesa  - Decoração Chinese Imari  com fartas ramagens de flores em azul índigo e rouge de fer sobre fundo branco. Med. 20,5 cm de altura; 13 cm de diâmetro; 17 cm maior largura contando com a alça. Marca de uso.
  • Henrique Campos Cavalleiro (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1892  Idem, 1975), "Sem título". técnica mista sobre papel, Assinado e datado 1968. Estudo personagens de carnaval. Med 29 x 22 cm (a obra); 73 x 55 cm (a moldura). Presença de pontos de acidez sobre o papel. No estado. Coleção Particular Brasília - DF.
  • Luis (TE - PI), artista não identificado."Figura em oração".Escultura em madeira nobre entalhada. Assinada na base " TE - PI - LUIS". Marcas do tempo.No Estado. 18 cm de altura. .Coleção Particular Maria Inez e Alfredo Souto de Almeida - Rio de Janeiro/RJ.
  • Dionísio del Santo (Colatina ES 1925 - Vitória ES 1999) , "Flores Campestres", Serigrafia impressa sobre papel. Tiragem - exemplar - 1/1. Assinado. Med. 59 x 42 cm (a obra); 82 x 64 cm (a moldura).  Presença de pontos de acidez. Marcas do tempo. No estado. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.
  • João Francisco Teixeira Vaz de Magalhães (Juiz de Fora MG 1945)."Composição abstrata". Oleo sobre tela. Assinado e datado 1991.Marcas do tempo. No Estado. Med. 96 x 122 cm (obra). Coleção Particular Maria Inez e Alfredo Souto de Almeida - Rio de Janeiro/RJ. Nota: Esta obra não poderá ser enviada pelos Correios.
  • Raro conjunto composto por 06 pratos de pequenas dimensões de Porcelana Chinesa, Cia das índias, revestida por esmalte dito "powder blue", decorado com elementos  dourados em reserva, retratando cenas do campo oriental com vegetação e pagodes . Dinastia Qing (1644-1911). Marcas de uso. Desgaste dos elementos decorativos dourados. Um apresenta pequenos bicado e trincado No estado. Med. 3 x 13.5 cm de diâmetro. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.
  • Antonio Dias - Antonio Manuel Lima Dias (Campina Grande, Paraíba, 1944), "sem título" . Gravura a metal . Tiragem IV/V - A.P. Assinada . Med 47 x 60 cm (a obra); 69 x 89 cm (a moldura). Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.
  • Waldemar da Costa Guimarães (Belém PA 1904 - Curitiba PR 1982), "Sem título", Óleo sobre tela, Med. 99 x 79 cm (a obra); 102 x 82 cm (a moldura). Marcas do tempo. pequenas faltas.NOTA: Esta obra não poderá ser enviada pelos correios. NOTA BIOGRÁFICA: BiografiaWaldemar da Costa Guimarães (Belém PA 1904 - Curitiba PR 1982). Pintor, professor. Completa sua formação em Portugal, onde reside com a família a partir de 1910.  Entre 1920 e 1924, frequenta o Liceu Camões. Estuda desenho com Martinho da Fonseca e aquarela com João Alves, em 1923, e ingressa na Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa, para estudar desenho com Ernesto Condeixa e pintura com Carlos Reis, entre 1924 e 1928. Não conclui o curso em que se inscreve na Escola Superior de Belas Artes.  Muda-se para Paris, em 1928, frequenta diferentes ateliês e academias livres, e convive com Eduardo Viana, Giorgio de Chirico (1888 - 1978), Saviano de Chirico Pascin, Foujita, Gastão Worms (1905 - 1967), Candido Portinari (1903 - 1962), entre outros.  Volta ao Brasil em 1931, e reside no Rio de Janeiro até 1933. Nos três anos seguintes, afastado do meio artístico, vive em um sítio em Correias, Rio de Janeiro, e depois muda-se para São Paulo, em  1936, e monta seu ateliê numa sala do Teatro Municipal, cedida pelo Departamento de Cultura. Nessa época, inicia a atividade didática, e tem Clovis Graciano (1907 - 1998) como um de seus primeiros alunos. Com Rossi Osir (1890 - 1959) e Vittorio Gobbis (1894 - 1968), funda a Família Artística Paulista - FAP, em 1937, e passa a dirigi-la dois anos depois. Torna-se professor no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo - Laosp, em 1938, e dá aulas para Hermelindo Fiaminghi (1920 - 2004) e Lothar Charoux (1912 - 1987).  Nos anos 1950, afasta-se mais uma vez do meio artístico, e muda-se para um sítio em Pedra Bonita, interior do Estado de São Paulo. É contratado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, em 1954, para dar aulas de pintura. Retorna a Portugal em 1956, leciona em diversas instituições, entre as quais o Círculo de Belas Artes da Associação Acadêmica de Coimbra, entre 1960 e 1966. Em 1960, é contratado pelo setor cultural da Embaixada do Brasil. Dois anos depois, segue para a Itália como bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian. Volta ao Brasil em 1963, reside em São Paulo, em Macaé,  Rio de Janeiro, de 1976 a 1980, e em Curitiba, de 1980 a 1982.Comentário CríticoO nome de Waldemar da Costa está ligado aos grupos artísticos atuantes nas décadas de 1930 e 1940 na cidade de São Paulo. Sua estreita relação com a Família Artística Paulista - FAP e com os salões do Sindicato dos Artistas Plásticos e a premiação em dois salões da Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam são alguns traços evidentes de sua proeminência no cenário artístico do período, em função de sua obra e atuação. Seu perfil pode ser assim aproximado ao de outros artistas que, como ele, se beneficiam das conquistas estéticas do modernismo, mas que se valem também das contribuições da arte tradicional. Mas, a esses legados, Costa combina outros e, nesse sentido, desenha um percurso singular no interior da arte brasileira. Sua formação passa pelo aprendizado do ofício nas instituições portuguesas - de feitio mais clássico e conservador - e pela experiência em Paris, onde tem contato com as mais diferentes expressões das vanguardas. Os críticos chamam a atenção para o modo como ele se apropria de tendências díspares: a pintura "mental" de Paul Cézanne (1839 - 1906), as composições com base em cores simples de Othon Friesz (1879 - 1949), as áreas de cores justapostas utilizadas por Pierre Delaunay (1885 - 1941) e a abstração lírica de Wassily Kandinsky (1866 - 1944).Menos do que uma indecisão entre perspectivas diversas, a obra de Costa permite aferir os rendimentos de uma formação híbrida, realizada em diversos centros. A figuração é sua opção preferencial até os anos 1950, quando ensaia retratos, naturezas-mortas e paisagens. Nota-se o equilíbrio harmonioso de formas e cores, associado ao tratamento lírico dos temas. No fim da década de 1950, o compromisso com as construções geométricas se evidencia, ganhando destaque na década posterior. De qualquer modo, a figuração jamais é abandonada, voltando a ocupar lugar importante na obra da maturidade.
  • Grande Caneca de porcelana Cia das Índias, exuberante decoração com "glazed" em alto relevo representando cena de interior palaciano , que reproduz minuciosamente mobiliário e objetos decorativos. China - Dinastia. Med. 16,5 cm de altura x 11,5 cm de diâmetro; 17 cm maior largura contando com alça. Marcas de uso. Pequenas faltas
  • KPM - Raro e exuberante ânfora com tampa, de porcelana alemã, marca de manufatura KPM, temática decorativa estilo império . Pegas na forma de cabeça de cabra. decoração floral e detalhes em dourado por toda a sua extensão. Marca na base. Med. 35  cm de altura; 21cm de pega a pega.  Marcas do tempo, Pequeno trincado na pega da tampa. e uma folhinha lateral . No estado.
  • Par de antigas bobeches de prata maciça. Med. 7 cm de diâmetro.158   gramas.  Marcas de uso.

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