Peças para o próximo leilão

306 Itens encontrados

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  • Linda mesa lateral de madeira nobre maciça, estilo Império tardio. Brasil. Séc. XX.Marcas de uso. desgastes e pequenos arranhões. No estado. Med. 71 x 60 cm de diâmetro. Coleção Particular Rio de Janeiro.
  • Elegante e sólida escrivaninha de estilo império, dita "bureau plat", de madeira nobre e tampo revestido de couro. Aba guarnecida por 5 gavetas com puxadores de madeira.med 80 x 140 x 75 cm . Marcas do tempo. No estado.Coleção Particular Maria Inez e Alfredo Souto de Almeida - Rio de Janeiro/RJ. Nota: Este lote não poderá ser enviado pelos correios.
  •  Pequena mesa de abas  dita  "sofa-table", em madeira nobre, com tampo central revestido por couro. Aba com uma gaveta. Pés em rodízio com ponteiras bronze.  Europa . Séc XX.Med. 53 cm de altura x 46 cm de comprimento x 37 cm de largura (fechada). Med. 53 x 71 x 37 cm (aberta).Marcas do tempo.Pequenas faltas. No estado.
  • Maison Verrebout -  Escultura  Parede em terracota Policromada,com temática Sacra, assinada " Verrebout"- atribuível a Maison Verrebout -  França. circa 1900. Med 33 x 30 x 5 cm de espessura. Marcas do tempo. pequenas faltas. No estado.
  • Elegante abafador Inglês, de metal nobre espessurado a prata. Pega e borda trabalhadas. marcado e numerado. Presença de Gravação de Armas de Família. Med. 23 X 36,5 X 28,5 cm. Possui pequenas mossas. Marcas de uso. Desgaste no banho. No estado.
  • Colecionismo - Inusitado medalhão de porcelana pintado à mão reproduzindo cena do cotidiano com paisagem iconográfica do Rio de janeiro ao Fundo. "D'aprés Rugendas" . Assinado e datado no verso . Lina - 77. Med 30 cm de diâmetro. Marcas do tempo. No estado.
  • Colecionismo - Tesoura  para assado de prata portuguesa, marca de águia. lâmina da tesoura - solinger.  Med. 27 cm de comprimento . Marcas de uso. Peça de coleção Monogramada.
  • BIJOUX JOIA - Belíssimo fio composto por diversos tipos de  pérolas naturais e contas de pedra vermelha.  Sem fecho.  Med. 61 cm de comprimento. Marcas de uso.No estado. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.
  • Assinatura não identificada, "FC", lápis e crayon, estudo de cabeça masculina. Med. 18 x 19 cm(a obra) e 30 x 31 cm (a moldura). Pontos de acidez. No estado.  Coleção particular Eliane Maria de jesus Rio de Janeiro/RJ, proveniente do espólio de Romaric  Buel.
  • Par de pequenas floreiras ditas "Imari". Japão - Se XX.  Farta decoração com temas "invertidos" em tons "rouge de fer" e dourado. Presença de  caracteres ao fundo. .Med 19 cm de altura. Marcas do tempo. Coleção particular Rio de janeiro/RJ.
  • Colecionismo - Rara colher  para servir de prata vitoriana, marca de contraste sterling, prateiros Phillips & Lucas, patente 1899. Med. 23 cm de comprimento. 79 gramas. Marcas de uso. Peça de coleção Monogramada.
  • Raro par de Covilhetes de  grandes dimensões, de Porcelana Chinesa, Cia das índias, revestida por esmalte dito "powder blue", decorado com elementos  dourados em reserva, retratando cenas do campo oriental com vegetação e pagodes . Dinastia Qing (1644-1911). Marcas de uso. Desgaste dos elementos decorativos dourados. No estado. Med. 7 x 14,5 cm. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.
  • Fukagawa - AizenArita , circa 1868, Raro Potiche com Tampa japonês, fartamente decorado em fino Glazed, reproduzindo ambiente com plantas e aves, sobre "chocolate" fosco e esfumaçados em ouro. Tampa do potiche com pega na forma de cão de fó. Base e tampa apresentam escrita e assinatura  em ideogramas. Japão - Séc XIX. Med. 62 cm de altura x  34 cm de diâmetro. Parte interna da tampa apresenta perda de substância na borda. Ex- coleção Djalma Fonseca Hermes.
  • Linda e antiga escultura de bronze, representada pelo "Dragão Imperial".  Marcas na base. Med.  24 x 12 x 5 cm. Marcas e desgastes inerentes ao tempo.No estado. Coleção Particular Rio de janeiro/RJ.
  • Regina Veiga (1890, Rio de Janeiro/RJ - 1968, Rio de Janeiro /RJ), "Colônia de Pescadores da Praia de Copacabana", óleo sobre tela, Med. 60 x 90 cm (a obra); 95 x 125 cm (a moldura). Assinado. Representando pescadores no final de tarde fazendo manutenção das redes da antiga colônia de pesca da Praia de Copacabana - Posto 6 - Copacabana/RJ.  Presença de  "craquelets" da camada pictórica inerentes ao tempo.  Nota : Este lote não pode ser enviado pelos correios. NOTA BIOGRÁFICA:Regina Veiga (Rio de Janeiro, 1890 -- Rio de Janeiro, 1968) foi uma pintora, desenhista e professora brasileira.BiografiaIniciou seus estudos com o professor Rodolfo Amoedo. Em seguida viajou para a Europa onde viveu e estudou por vários anos entre Paris, onde foi aluna da Academia Julian, e Munique onde teve por mestre Heilmann.1Exposições e prêmiosRetornou à sua cidade natal em 1916 e logo organizou uma exposição na Galeria Jorge. Essa exposição, segundo o crítico Carlos Rubens, atraiu todo o Rio e espantou o burguês pudibundo com sua arte audaciosa de realismo e de tocante emotividade. Vendo os seus nús de impressionante beleza plástica e quadros como "Imigrantes", não se podia perder a convicção de estar-se vendo uma artista completa, cujas qualidades confirmaria noutros trabalhos... 2Na sua estreia no Salão Nacional de 1907, quando mereceu uma menção honrosa, já havia despertado a atenção de Gonzaga Duque que fez sobre ela e seus trabalhos elogiosa apreciação. Frequentadora assídua do Salão, obteve a medalha de bronze em 1913, a pequena medalha de prata em 1917 e a grande medalha de prata na edição de 1918.3Em 1940 participou do II Salão Feminino de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e do II Salão do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul, com premiações.Em julho de 1945, organizada pela diretoria do Museu Nacional de Belas Artes, realizou-se no Rio de Janeiro uma exposição de quadros tendo como tema a cidade de Paris. Convidados exclusivamente artistas brasileiros que haviam estudado na bela capital francesa, compareceu também Regina Veiga ao lado de conhecidos e competentes pintores todos com obras de alta qualidade.4O pintor Osvaldo Teixeira que era, em 1950, diretor do Museu Nacional de Belas Artes, com o apoio do Ministro da Educação, resolveu organizar uma grande mostra da pintura brasileira a partir do momento em que ela começava a se consolidar, tomando por marco dessa consolidação, o ano de 1850. Assim, com a colaboração dos conservadores do Museu, montou-se uma exposição que tomou o título de Um século da pintura brasileira. Foram elencadas as melhores obras do acervo da instituição, evidentemente de autoria, todas elas, dos nomes mais expressivos da arte de pintar. Ali estavam representados trabalhos de, entre outros, Vitor Meireles, Pedro Américo, Almeida Júnior, Amoêdo, Antônio Parreiras, Visconti até José Pancetti, Cândido Portinari, Expedito Camargo Freire e Malagoli que eram, para o ano da exposição, relativamente moços. Como reconhecidamente fazia parte dessa plêiade, não podia ficar fora a competente pintora Regina Veiga representando o sexo feminino ao lado de Georgina de Albuquerque e de Haidéa Santiago. De Regina foi apresentado um Auto-retrato a óleo, na medida de 60 x 50 cm, datado de 1941.5Regina Veiga tem obras no acervo do Museu Nacional de Belas Artes e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.BibliografiaRUBENS, Carlos. Pequena história das artes plásticas no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1941.LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.BRAGA, Teodoro. Artistas pintores no Brasil. São Paulo: São Paulo Edit., 1942.DUQUE, Gonzaga. Contemporâneos. Rio de Janeiro: Tip. Benedito de Sousa, 1929.Referências Carlos Rubens, ob. cit., p. 239 Carlos Rubens, ob. cit. p. 239 Teixeira Leite, ob. cit. p. 519 Boletim de Belas Artes, nº 8, 1945, p. 62 catálogo da exposição Um século da pintura brasileira ed. do Museu, p. 55
  • Assinatura não identificada. "paisagem iconográfica da Baía da Guanabara/RJ .  Gamboa com a imagem da igreja de Nossa Senhora da Saúde".  Técnica mista sobre papel. Assinado "Hohn ".  25,5 x 20 cm (a obra);  33 x 27,5 cm (a moldura).
  • Assinatura ilegível, "Sem título", Óleo sobre madeira, paisagem dentro de uma composição abstrata. med 25 x 34 cm (a obra); 40 x 49 cm (moldura). Sujicidade e marcas do tempo . No estado. Coleção Particular Brasília - DF.
  • CARYBÉ - Hector Julio Páride Bernabó (Lanús, Argentina 1911 - Salvador, Bahia, 1997),"Cangaceiros", nanquim sobre papel, med. 19 x 26 cm. Assinado. 1952(sena 756 V.B.) Esquete para o filme "O Cangaceiro" escrito e dirigido por Lima Barreto de 1953( ganhador do Festival de Cannes como melhor filme de aventura). Carybé foi diretor artístico do filme e produziu cerca de 1600 esquetes das cenas além de participar na figuração. Marcas do tempo. Perda de substância na parte superior direita. No estado. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ. Nota: Esta obra foi oferecida por Carybé ao colecionador proprietário, que dará um documento de autenticidade e proveniência.
  • Paulo Galvão Whitaker de Assumpção (São Paulo, São Paulo, 1958), "sem título", Técnica mista sobre papel  (acrílica, aquarela, grafite,  óleo e outras técnicas s/ papel), atribuível a década 90. Med.38 x 24 cm (a obra); 50 x 35 cm (moldura). Presença de alguns pontos de acidez sobre o papel. No estado. Coleção Particular Rio de Janeiro/RJ.WHITAKER, Paulo Jin-Dine acrílica, aquarela, grafite e óleo s/ papel
  • Colecionismo - Rara concha  para servir de prata vitoriana, marca de contraste sterling, patente Mauser - MFG. CO. Med. 12 cm de comprimento. 18 gramas. Marcas de uso. Peça de coleção Monogramada.

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